Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Refletindo Sobre a Educação

   Vemos que nos últimos 30 anos, ocorreram grandes mudanças tanto nas escolas como nos alunos e professores, no que se refere as escolas podemos já de cara perceber que a estrutura em si não e mais como era antes, as salas mudaram.




   Pois se antes víamos salas "escuras", com alunos sempre em "quadro de borboleta", com classes desconfortáveis e com alunos sem direito a interagir.


   Hoje já encontramos, salas mais coloridas, com classes adaptadas aos alunos e ambientes que despertam a curiosidade dos mesmos, sem contar que se antes a interação era desmotivada, atualmente já a consideramos uma parte importantíssima,  durante o ensino-aprendizagem.




   Outro fator que também vêm mudando ao decorrer dos anos é o modo que o professor é visto pelos alunos e pela sociedade, afinal antes víamos o professor como principal ponto de referencia em sala, os alunos muitas vezes até mesmo os temiam, sendo que hoje muitas vezes são os professores que temem os alunos, os pais preferem culpar os professores pelas faltas dos seus filhos.
   Em contrapartida os alunos muitas vezes não veem mais os professores como ponto de referencia, pois grande parte destes tem acesso a internet, tv, e outras mídias de informação, tendo diferentes formas de interagir com o mundo, não precisando mais do professor como principal "ponte" entre eles e o conhecimento.




   Talvez por esses mesmos motivos vemos que os professores, estão começando a aceitar o fato que precisam se reciclar, eles começaram a buscar outras ferramentas na hora de ensinar seus alunos.
   Eles já utilizam calculadoras, computadores, jogos e outros recursos tecnológicos, tudo em prol de uma aula mais dinâmica e interativa.






  Claro que com a utilização de tecnologias, começam a aparecer novos problemas em sala, como por exemplo: Será que os alunos devem ou não utilizarem  os celulares em sala?
   Outros problemas que podem aparecer nesta hora são como usar os computadores, pois muitos alunos, logo ao entrarem na internet, já vão direto as redes sociais, sites de jogos e outros de seu interesse, sendo difícil para os professores desenvolver seu trabalho. Nesta hora vai do professor ter um pulso firme e desenvoltura, de maneira a conseguir envolver seus alunos.



    Mas principalmente eles precisam descobrir outras formas de utilizarem essas tecnologias, pois não basta ter os recursos e utilizar eles das mesmas maneiras que o utilizariam sem estes. É o caso do Data Show, pois o que adianta usa-lo se os alunos terão que decorar a matéria da mesma forma, se está fosse exposta no quadro ou oralmente.